Às margens do Rio Araguaia, mães realizam mamaço para conscientizar sobre o aleitamento materno

Na Orla Municipal às margens do Rio Araguaia 25 lactantes se reuniram para o primeiro mamaço em Alto Araguaia.

Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom/

Fotografia: Monique Esposito

Afim de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, 25 mães araguaienses realizaram um mamaço na orla municipal às margens do Rio Araguaia, em Alto Araguaia (MT). A ação que faz parte da campanha “Agosto Dourado”, visa incentivar a amamentação e a liberdade da mulher de amamentar em qualquer local no momento em que o bebê necessite.

O ato foi organizado pelas Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de Assistência Social (SEADS), em parceria com o Centro de Reabilitação Caio Hugueney, Nasf e Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM), por meio do Programa Cegonha Araguaiense.

A  coordenadora da campanha e fonoaudióloga Shirley Lopes conta que atraíram as lactantes que amamentam para mostrar e passar uma mensagem à comunidade. “Não é vergonhoso expor o seio na hora de amamentar. Pelo contrário, ela está dando um exemplo de saúde para gerações futuras. O leite materno é o melhor alimento e garante que seus filhos sejam saudáveis”, pontua.

A lactante Lucimar Alves Borges, mãe da Isabela, de sete meses, fala que é importante eventos como esse que esclarecem sobre a necessidade da amamentação, da alimentação saúdavel e de como se alimentar para produzir mais leite. “Eu mudei para cá faz pouco tempo, e de onde eu vim não tinha essas ações de incentivo as lactantes. As pessoas erroneamente introduzem alimentos antes do tempo sem necessidade, não tem leite fraco!”, ressalta Lucimar. Ela conta ainda que começou a introduzir alimentos,  mas que continuará amamentando até quando a pequena Isabela procurar o peito.

Parceiro da ação, a loja O Boticário embelezou as lactantes e fez sorteio de diversos brindes.  As mães que participaram do momento, ganharão ainda um porta-retrato com a fotografia do momento da amamentação, fruto de parceria firmada com a empresa Carmem Fotografias.

AGOSTO DOURADO – O oitavo mês do ano é deficado a debater e informar sobre a importância da amamentação. O período foi instituído pea lei nº 13.435 de 2017. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o dourado faz alusão ao leite materno, alimento de ouro para saúde dos bebês.